Tania Urvois

B. 1974, Madrid, Espanha.

Arquitecta (MArch US 2002, DPLG FR 2007) vive e trabalha na área da grande Lisboa desde 2019.  Durante os seus estudos de arquitectura, a sua prática incluiu pintura, desenho, esculturas e instalações.  Depois de seguir uma carreira arquitectónica nos Estados Unidos, Espanha e França desde 1993, em 2018, dedicou-se à reabilitação de edifícios antigos na área da grande Lisboa e retomou a prática artística em 2019, ingressando no curso de pintura e desenho da academia Mart em Lisboa, ministrado por Paulo Brighenti e André Almeida.

De 2004 a 2019, o Studio Urvois em França trabalhou de interiores a escalas urbanas numa variedade de usos na reabilitação e arquitectura de novas construções.  Tania Urvois privilegia parcerias interdisciplinares que visam o desempenho ambiental (PASSIV HAUS …) com vários tipos de construção, de preferência de origem biológica e reutilização (molduras de madeira, CLT, celulose, isolamento de cânhamo e cal, materiais de madeira reciclada …) Ela está interessada em métodos tradicionais de construção como terra batida, adobe, taipa e tem um fascínio por ruínas …

Tania Urvois leccionou no departamento de design da escola de arte EENSAB em Brest, França (2010-2015) onde orientou a sua abordagem para colaborações interdisciplinares de fonte aberta entre artistas, designers e engenheiros com objectivos de sustentabilidade ambiental e social em mente, participando activamente no desenvolvimento da comunidade local Fab-Lab.

Os tópicos de interesse são ciclos e redes ecológicas, noções de sucessão, simbiose, entropia, inteligência vegetal e as suas aplicações em biomimética, ecologia urbana, permacultura, jardins comestíveis, re-construção, fungos e remediação vegetal; práticas interdisciplinares tais como transferências tecnológicas e colaborações Fab-Lab; mitologias e cosmologias de primeira cultura tais como o tempo do Sonho Aborígene Australiano; o funcionamento das nossas vidas interiores: o subconsciente, as emoções, memórias, sensações e a sua evolução juntamente com as nossas construções mentais eureka! momentos de perspicácia.
Na Rama, proponho aprofundar a investigação deste último tema através da pintura e de outros meios de comunicação.