Ana Anacleto (Lisboa, 1975) é licenciada em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2000), tendo sido bolseira na HdK – Hochschule der Künste, em Berlin (1999). Em 2005 concluiu a pós-graduação em Estudos Curatoriais, pela FBAUL/Fundação Calouste Gulbenkian, e actualmente é doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra.
Lecciona a cadeira de “Práticas de Curadoria” na Pós-graduação em Curadoria, na FCSH – Universidade Nova de Lisboa.
Institucionalmente desempenhou as funções de técnica especializada em arte contemporânea no Instituto de Arte Contemporânea (MC), entre 2001 e 2003, foi assistente e coordenadora do estúdio de Julião Sarmento, entre 2003 e 2015, e entre 2015 e 2018 foi curadora e coordenadora curatorial no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia/ Fundação EDP, em Lisboa.
Paralelamente, e desde 2003, tem trabalhado como curadora independente, tendo desenvolvido projectos curatoriais, expositivos e editoriais com (entre outros): o Museu de Serralves, o MACE, a Culturgest, o CAV, o CAPC, o Colégio das Artes, o Atelier- Museu Júlio Pomar, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Galeria Quadrum/ EGEAC, a Fundação Carmona e Costa, a Appleton Square, a Travessa da Ermida, a Galeria ZDB, a Fundação PLMJ, o LUX Frágil, o Krinzinger Projekte – Viena, o ArteInstitute – NY, a Galeria 3+1, a Galeria Nuno Centeno, a Galeria Cristina Guerra Contemporary Art, a Galeria Caroline Pagés, a Galeria Lehmann+Silva, a Giefarte, o Pavilhão Centro de Portugal, o Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes, o Mosteiro de Alcobaça, o Palacete de São Bento/ Residência Oficial do Primeiro Ministro de Portugal, o Instituto Camões, ou as revistas XXI – Ter Opinião (Fundação Francisco Manuel dos Santos), L+Arte, Umbigo e Contemporânea.
Publicou diversos ensaios, textos e artigos; realizou comunicações públicas em conferências, seminários e eventos académicos; realizou visitas guiadas temáticas em colaboração com várias instituições museológicas; foi membro de júris de selecção e premiação para Bolsas de Estudo, Prémios e Residências Artísticas; e realizou diversas conversas públicas com artistas no âmbito de vários projectos expositivos.
João Silvério é Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e actualmente é curador associado da coleção de arte contemporânea da Fundação PLMJ e da RAMA – Residências Artisticas.
Iniciou a sua actividade como curador independente em 2003, e em Outubro de 2007, criou o projecto independente EMPTY CUBE que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitectos.
A sua editora independente EMPTY CUBE_reader lançou o mês passado a primeira edição de artistas. Entre outras funções, escreve regularmente sobre projectos artísticos em catálogos, publicações e websites.