A convidada, curadora Ligia Afonso, em conversa com a curadora Ana Anacleto

17 de Julho 2023 às 18h30 nos estúdios da RAMA.

 

 

LIGIA AFONSO

Doutorada em História da arte (FCSH-UNL/FAU-USP – bolsa FCT), mestre em Museologia e Património (FCSH-UNL – bolsa FCT) investigadora do IHA (FCSH-UNL) e do LIDA (ESAD.CR). Docente da ESAD.CR-IPL e da FCSH-UNL. É Coordenadora Técnico-Científica da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes, Cultura, Cidades e Criatividade do IPL.

É historiadora de arte, curadora e editora. Interessa-se pela prática e investigação nas áreas da história das exposições; narrativas e contra-narrativas históricas; fenómenos artísticos de grande escala como bienais de arte contemporânea e capitais europeias da cultura; políticas culturais; mediação, programação, produção e gestão de projetos culturais; curadoria editorial e experimental.

Dedicou o seu doutoramento às políticas culturais do período do Estado Novo no contexto internacional do pós-guerra, em “DIAS DE SAÍDA: O SNI e a Bienal de São Paulo na génese da internacionalização contemporânea da arte portuguesa (1951-1973)”, Menção Honrosa para melhor tese de doutoramento Prémio APHA/Millennium José-Augusto França 2019.

Tem publicado textos e artigos e realizado comunicações em âmbitos científicos e institucionais, integrado júris de premiação, seleção e apoio a projetos artísticos e curatoriais. Colaborou com várias instituições e projetos independentes em Portugal e no Brasil. Foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo, co-curadora e coordenadora editorial do Laboratório de Curadoria da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura; curadora-adjunta da Anozero19 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; e membro da equipa de redação da candidatura da Rede Cultura 2027 a Capital Europeia da Cultura. Prepara a primeira exposição do BAC – Banco de Arte Contemporânea (Atelier Museu Júlio Pomar/EGEAC) e as exposições do Grande Prémio (Ana Jotta) e Prémio Amadeo de Souza Cardoso 2023.