A artista convidada Tatiana Macedo em conversa com o curador João Silvério
31 de Janeiro às 18h30
Gratuito
Descrição:
- Transmissão online em canal aberto via Zoom, sem limite de inscrição: Link para a conversa
Tatiana Macedo
Nascida em Portugal em 1981, de ascendência portuguesa e angolana, vive e trabalha em Lisboa.
O seu trabalho desenvolve-se transdisciplinarmente entre a prática da instalação, da fotografia, do filme-ensaio, do vídeo e do som, com uma interessante dimensão exploratória e revelando simultaneamente um grande rigor técnico, crítico e conceptual.
Tem apresentado o seu trabalho com variadas instituições, Galerias e Bienais e Festivais como a Culturgest (Porto), o MNAC: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (Lisboa), o Stedelijk Museum Bureau (Amsterdão), a Tate Britain (Londres), o Jeju Museum of Contemporary Art (Jeju Bienal, Coreia do Sul), o XXIII Rohkunstbau (Spreewald), o MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (Lisboa), a Iwalewahaus (Bayreuth), a Tegenboschvanvreden Gallery (Amesterdão), a Künstlerhaus Bethanien (Berlin), a Paris Photo (Paris), a Photo Basel (Basileia), a Photo London (Londres), a Art Rotterdam (Roterdão), o Kora Contemporary Art Center (Puglia), a Caixa Cultural do Rio de Janeiro ou a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa).
A sua obra fílmica tem sido apresentada em Festivais de Cinema Internacionais.
Venceu a 1ª edição do Prémio Sonae Media Art (2015). Foi artista residente no International Studio Programme da Künstlerhaus Bethanien, (Berlim, 2016). O seu filme, Seems so long ago, Nancy (2012) filmado na Tate Britain e Tate Modern foi distinguido com o SAW Film Prize (American Anthropological Association – Washington D.C. 2014).
Em 2020 foi a artista em Foco no Festival Interseccion – Festival de Arte Contemporânea Audiovisual da Corunha que dedicou dois dias à exibição da sua obra videográfica e fílmica. Em 2016 “Orientalism and Reverse” – livro de artista – foi publicado pela Ghost Editions e Kunstraum Botschaft, e “What is Unspoken” – the dialogue between you and these disparate elements” foi publicado pela Künstlerhaus Bethanien.
A par da sua prática artística desenvolve também trabalho de escrita e investigação.
Tatiana Macedo está representada em várias coleções Públicas e Privadas em Portugal e no estrangeiro.