Catarina Gentil
* Bolseira selecionada no âmbito do programa “Residências Artísticas: a água como fonte de comunidade” promovido e organizado pela RAMA – Residências Artísticas de Maceira e Alfeiria, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.*
Catarina Gentil (1998, Portugal) estudou Artes Plásticas, com especialização em escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e estágio no museu de arte moderna, Peggy Guggenheim, em Veneza (2021).
Apesar de o seu trabalho ser maioritariamente desenvolvido em escultura, Catarina mostra uma prática artística variada, passando pela pintura, pela fotografia e pelos têxteis. As suas temáticas envolvem questões como a memória (colectiva e individual), o território, o doméstico e o tradicional, centrando-se num tratamento poético da realidade e numa abordagem sensível e emocional aos temas. A sua estética parte de uma linguagem delicada que envolve o uso de matérias naturais e objetos domésticos.
Atualmente reside e trabalha em Mafra onde continua a sua prática artística, trabalhando em novos projetos, exposições e residências artísticas.
https://catarinagentilberger.weebly.com/
.
Legendas das imagens
Um distanciamento próximo, julho 2020
Materiais: Grés; Adubo; Chá de Cardo Mariano.
Dimensões: Círculo interior 2 m de raio; Círculo exterior 4 m de raio
A (minha) Mãe, 2020
Técnica: Mesa de cabeceira de madeira; Terra (de Mafra, Portugal); Borras de Café; Cera de Abelha; Terracota (de Mafra, Portugal);
Dimensões: Mesa de cabeceira 74 cm x 40 cm x 37 cm; Volume de barro 33 cm x 42 cm x 33 cm
Murr-ma, 2019
Materiais: Areia da praia; Resina poliuretano.
Dimensões Variáveis