Performance Coral, 2011, criada para o Coral Paradoxal. Apresentada no Carpe Diem, Palácio Pombal, Lisboa. Um concerto-interactivo que percorreu os diferentes espaços interiores e exteriores do palácio, apropriando-se de cada uma das suas potencialidadesarquitectónicas e acústicas, interagindo com as diferentes instalações eesculturas presentes nesses espaços.
O artista convidado Luís Bragança Gil em residência na RAMA
Abril 2021
Luís Bragança Gil
Luís Bragança Gil (Paris,1961) é um artista que se expressa sobretudo pela música – enquanto compositor, improvisador, performer, maestro, cantor…. – mas também como sound artist através da criação de Instalações, quase sempre site-specific.
Mais recentemente acrescentou para a sua paleta de materiais de expressão o vídeo e a fotografia. Criador de espectáculos de Teatro Musical – Libentíssimo/1999,2002; Deus, Pátria, Revolução/2009; Depois da Revolução/2014 – para os quais, além de compor a música, também na sua maioria os encena e dirige musicalmente.
Desde 1986 que faz Performance, numa mescla de diversas disciplinas artísticas.
Desde 1991 que é professor de música para a formação de bailarinos, na Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Desde 1981 que é diretor coral (maestro), tendo fundado e dirigido inúmeros coros amadores em Portugal.
Desde 2013 que se dedica à Improvisação Livre, pelo seu método de Direcção Criativa, com ensembles instrumentais e vocais, actores ou bailarinos.
A Instalação Imersão/1997, da dupla de artistas Luis Bragança Gil e Sérgio Taborda, foi adquirida para a colecção da Fundação EDP no ano 2015.
Foram editados dois discos com música de sua autoria: A Cantata Sobre o Vulcão – gravação ao vivo dos concertos de estreia da obra, (edição Corda Bamba, com o apoio do Ministério da Cultura); Ode ao Vinho, gravação ao vivo dos concertos de estreia deste Cancioneiro criado por LBG (edição C.V.T.V./Autor, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras).
Contacto email: luisbragancagil.music@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/luisbragancagil/
Youtube Channel de Luís Bragança Gil: https://www.youtube.com/channel/UCuviocvCBsEOtbS0FJduLyw )
Seleção de alguns dos seus trabalhos, nomeadamente:
Libentíssimo/1999. Recitalde Música e Poesia.
Deus, Pátria, Revolução/2009. Espectáculo de Teatro Musical.
Depois da Revolução/2014. Espectáculo de Teatro Musical.
Open Mind Ensemble/2014. Concerto no Teatro A Barraca.
Impro’Voices Orchestra/2014. Improvisação Vocal com Direcção Criativa.
Outros Links de outros trabalhos:
Imersão/1997. Instalação de Luís Bragança Gil e Sérgio Taborda. Faz parte da colecção Fundação EDP. (Vídeo simulando a experiência de um visitante entrando dentro da Instalação): https://www.youtube.com/watch?v=DDbzMGAbRzc&list=PLtOym9QOiSAez9ZE2GZjB_y4xmGXWx0vH
Peregrinação/2017. Filme de João Botelho. Banda sonora original de Luís Bragança Gil e Daniel Bernardes. Trailer de divulgação, com música recriada com base em Fausto: https://www.youtube.com/watch?v=MlIOB7X88CY&list=PLtOym9QOiSAcbujp33yJsnxqZTe2obKLh
My Music/2011. Filme de Animação de Tiago Albuquerquee João Braz, com música original de Luís Bragança Gil. Trailer: https://vimeo.com/21487581)
Troianas/2019. Teatro. Banda sonora e música original ao vivo para um coro à maneira grega, de Luís Bragança Gil. Teatro do Bairro. Encenação António Pires: https://www.youtube.com/watch?v=NryvBg8U458&list=PLtOym9QOiSAcdQhcfVPM_ebzBCVNG3_OV&index=1
Viva la Música/2008. Vídeo-clip de António Escudeiro segundo uma ideia de Luis Bragança Gil https://www.youtube.com/watch?v=zDok-UgnPPA&list=PLtOym9QOiSAdAclQ_ZpWsEx_CNwe5nEVo&index=1